Instituto Ânima - Logo


Administração dos Centros de Capacitação Profissional e Lazer de Barueri (2018-2023)


Atualmente o Instituto Ânima administra 06 (Seis) Centros de Capacitação Profissional e Lazer em Barueri. Através do projeto 'Ação e Cidadania', 5.000 crianças, jovens e adultos participam de cursos de formação e desenvolvimento, atividades culturais e cursos profissionalizantes.







Cursos Online Gratuitos (2017-Atual)


Atualmente o Instituto Ânima oferece em sua sede cursos online gratuitos para a população de Araçariguama. Após realizar a matrícula e retirar uma senha de acesso na sede do instituto, o aluno pode estudar em um dos computadores cedidos pela instituição na própria sede ou a partir de qualquer aparelho eletrônico conectado à Internet.






Administração de Escolas Maternais em Barueri (2016-2018)


Projeto Aprender, Brincar e Conquistar em parceria com a Prefeitura de Barueri com a Prefeitura de Barueri

Em julho de 2016, o Instituto Ânima passou a atuar no terceiro setor, realizando a administração, operacionalização e gerenciamento de 05 (cinco) escolas maternais municipais em parceria com a prefeitura de Barueri: EMM Evelyn Mosse Barreiro; EMM Ilda Martins Holanda da Silva; EMM Maria do Carmo da Silva; EMM Nelson Marques; e EMM Luzia Maria da Conceição Lima.

Ao todo, 1.898 crianças de zero a três anos tiveram acesso à educação infantil gratuita e de qualidade, através do projeto pedagógico e de gestão “ABC – Aprender, Brincar e Conquistar”, com foco em projetos multissensoriais e atividades que estimulam o desenvolvimento da crianças de forma lúdica e adaptada à sua faixa etária.

Com grandes diferenciais, o projeto contava com profissionais especializados como psicopedagoga, fisioterapeuta, dentista, nutricionista, auxiliar de enfermagem e assistentes de maternal que estudavam pedagogia. Também tinham acesso a atividades extras como o Balé, Judô e Capoeira.





Parceria com Escola Infantil (2015)


Em 2015, o Instituto Ânima desenvolveu em parceria com a Escola Infantil Sítio do Pica-Pau Amarelo, que fica em Barueri. O intuito foi aprimorar o atendimento às crianças, através do treinamento do quadro funcional da escola, da melhoria dos espaços pedagógicos, além do atendimento direto às crianças com profissionais como uma nutricionista, a fisioterapeuta e a psicopedagoga.



Área Social (2011-2012)


Cursos e Atividades para a população carente

Preocupados com o alto índice de evasão escolar, baixa escolaridade e com o número cada vez maior de crianças e adolescentes envolvidos com drogas, além da alta vulnerabilidade no que diz respeito à proteção integral dos direitos da criança e do adolescente, nos anos de 2011 e 2012, o Instituto Ânima atuou com oficinas para crianças e pré-adolescentes de 03 a 15 anos no contra turno escolar. As atividades contribuíram para o desenvolvimento do protagonismo e autonomia por meio de atividades lúdicas e culturais como forma de expressão, interação e aprendizagem.



Duas vezes por semana as crianças e pré-adolescentes frequentaram aulas de reforço escolar, dança e teatro, atividades estas que eram escolhidas por eles mesmos ou por seus pais de acordo com a faixa etária. O reforço escolar levou atividades lúdicas e intuitivas como brincadeiras, músicas, contação de histórias, jogos, entre outras ferramentas pedagógicas que visavam prender a atenção e despertar o interesse pelos estudos, além de ser um complemento que auxiliou muitos alunos ao sanar dúvidas e dificuldades que tinham na escola regular.

A dança foi apresentada de maneira envolvente, divertida e de acordo com a faixa etária. Esta atividade teve por objetivo estimular a coordenação motora, o conhecimento estético e a socialização em grupo.

Através de atividades e jogos teatrais, crianças e pré-adolescentes foram estimulados a desenvolver a sensibilidade artística e comunicativa, além de ampliarem a criatividade e integração social.

Também foram realizados projetos para o público adulto, com cursos voltados à geração de renda como de Design de Sobrancelhas, Manicure e Pedicure, Maquiagem e Cursos de Artesanato em geral.



Administração da Escola Municipal de Educação Infantil Leonildo Braym (2019-Atual)


No mês de março, a Prefeitura de Carapicuíba realizou várias inaugurações em comemoração aos 54 anos da cidade. Entre elas, através da Secretaria de Educação, esteve a entrega da EMEI Leonildo Braym, que aconteceu no dia 24 de março. Além da nova estrutura, a escola iniciou suas atividades com um novo modelo administrativo, em parceria com o Instituto Ânima.



Com capacidade para atender 200 alunos, a escola está localizada no bairro Jardim Novo Horizonte e possui 4 salas de aula, cozinha, refeitório, dispensa, dml, solário, pátio coberto, playground e sistema de segurança (24h).

Com um projeto pioneiro na cidade, a EMEI Leonildo Braym é a primeira escola terceirizada de Carapicuíba. Implementar a terceirização foi uma decisão estratégica para enxugar os custos e elevar a qualidade do ensino, seguindo o exemplo de outras cidades da região, como Barueri, Osasco e São Paulo que já utilizam o modelo há mais tempo.

Após um rigoroso processo de seleção, realizado por meio de um chamamento público, Organizações Sociais apresentaram propostas para a gestão pedagógico-financeira da escola. Tendo apresentado a melhor proposta, venceu o Instituto Ânima, que ficou responsável por realizar o gerenciamento e operacionalização da escola. O projeto pedagógico implementado segue as diretrizes da Secretaria de Educação de Carapicuíba e está e consonância com os critérios da Base Nacional Comum Curricular - BNCC.

Com experiência em administração de escolas na cidade de Barueri, o Instituto Ânima vem somar esforços com a Prefeitura de Carapicuíba sob a supervisão direta da Secretaria de Educação e de Finanças de Carapicuíba, além de prestar contas ao Tribunal de Contas do Estado – TCE.







Fale Conosco


Entre em contato conosco!



Localização

Rua Príncipe Regente, nº 12, Sala 07,
Centro, Araçariguama-SP. CEP 18147-000.
CNPJ 05.947.341/0001-92



Telefone

(11) 4382-4683



E-mail

institutosocialanima@gmail.com











Envie uma mensagem


Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato conosco!








Copyright © 2017-2024 - Instituto Ânima.


Área do colaborador | Webmail